Álya Construtora

alya-construtora-footer

Obras e Projetos

Canal Ipitanga

Com o propósito de atenuar os impactos sociais, urbanos e ambientais decorrentes das inundações que vem ocorrendo na bacia de drenagem pluvial do rio Ipitanga, o canal de Ipitanga realiza intervenções integradas de manejo de águas pluviais no rio Ipitanga e afluentes e no rio Joanes, nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador/BA.

Estão sendo construídos 6 reservatórios de amortecimento, com capacidade de quase 1,5 milhões m³, dando vazão à água de forma controlada e paulatina, minimizando os alagamentos.

O desassoreamento de parte da calha do rio Ipitanga também faz parte das intervenções que integram a obra de macrodrenagem realizada entre Salvador e Lauro de Freitas.

Em paralelo, haverá a execução de obras para a construção ou ampliação da capacidade de escoamento de 9 canais de macrodrenagem, localizados em áreas densamente urbanizadas nesses municípios, que proporcionará adequada veiculação das águas pluviais, para proteger os bens e a vida da população que vive em edificações dispostas às margens destes cursos d’água. Os reservatórios, com solo permeável, além de cumprirem a função de drenagem, também serão espaços de convívio e lazer para a população.